Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A importância do jovem na igreja



"Durante essa semana estaremos postando textos de alguns jovens que lideraram nossas reuniões na última semana de oração, realizada no fim do mês de janeiro. Se não pôde participar, fique por dentro do que refletimos. Se participou, reflita novamente"



            “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.“ I         João 2.14

            Como a igreja sabe, nos jovens estamos sem pastor. Mas isso não significa que o ministério com e para juventude da Primeira Igreja Batista em Goiânia esteja parado. Pelo contrário nós estamos nos movendo de uma forma, eu diria, fantástica. Nosso ultimo pastor, Guilherme Burjack, tem um mérito muito grande: ele nos ensinou a andarmos por nossas próprias pernas. Por isso a juventude (tanto os jovens quanto os adolescentes) tem se reunido e se colocado diante de Deus planejando as atividades e objetivos para o ano de 2011. No entanto, isso não significa que nós chegamos à conclusão de que não precisamos de um pastor. Nossa conclusão é exatamente o contrário. Nós jovens precisamos muito de um pastor que esteja próximo a todos nós, andando junto, nos pastoreando bem de perto, pra que continuemos servindo e trabalhando na e pela a Igreja.
            A bíblia afirma a importância do jovem na obra de Deus, é um preceito sistemático que não aparece em apenas um ou dois textos. Mais ainda, o apóstolo João, como lemos no começo, diz que o jovem é forte e que ele já tem vencido o inimigo. A igreja por sua vez simplesmente não pode virar as costas para essa declaração, não pode ignorar essa tão latente fonte de força. Sim! O jovem é uma fonte de força e animo revigorante para uma agencia local do reino de Deus. Uma Igreja que não investe em seus jovens esta fadada a perder sua força e seu vigor. De fato, a sabedoria dos adultos e idosos sem a força do jovem pouco pode fazer da mesma forma que a força dos jovens sem a sabedoria dos idosos pouco pode fazer. A igreja é comparada a um corpo, e, portanto nenhuma parte é dispensável.
É muito comum ouvirmos a frase “Os jovens são o futuro da Igreja”, mas eu não posso concordar com essa frase. Sim, não concordo por que o jovem não é o futuro da Igreja, o jovem é a Igreja agora, neste exato momento os jovens são parte da Igreja! Eu sei que essa frase tem o sentido de dizer que amanha o jovem será o adulto que assumirá cargos de liderança na igreja, mas mesmo assim eu ainda não posso concordar com ela. O jovem é a Igreja de agora e se o irmão parar para olhar em volta nossos jovens tem assumido cargos de liderança e assumirão cargos de liderança quando a nova diretoria tomar posse. A força do jovem e a experiência e sabedoria dos adultos e idosos precisa ser combinada numa sinergia que tem um objetivo muito claro: o crescimento da Igreja local e do Reino de Deus. Não podemos deixar o jovem numa espécie de claustro onde ele ficará até que deixe as características de jovem e aí então o teremos liderando e trabalhando na Igreja. Se nós esperarmos que o jovem se torne adulto para só então ele trabalhar pelo reino de fato não teremos mais a força do jovem, que volto a deixar claro, não é apenas uma característica que constatamos, é uma força testemunhada pelo próprio apóstolo João......

Fique atento amanhã continua a reflexão do Raul  =)